Um grupo de arqueólogos fez uma descoberta impressionante em uma vila no arredores de Roma, uma vinícola impressionante que mistura as áreas de produção com uma luxuosa arquitetura.
A construção que data do século III e está localizada na Villa dos Quintilii, ao longo da Via Appia Antica, teve sua descoberta publicada na revista Antiquity onde os autores também descrevem como o edifício representa a demonstração de status social da elite romana.
A vila em que a vinícola foi encontrada possui cerca de 240 mil metros quadrados e de acordo com os nomes estampados em canos de água feitos de chumbo, pertencia aos irmãos Quintilii, que foram mortos pelo imperador Commodus.
A partir disso, Commodus tomou para si a propriedade e ela passou a pertencer ao império. A Villa dos Quintilii é conhecida por seus azulejos de mármore colorido, estátuas de alta qualidade e um complexo de banho espetacular. No local, ainda existe um circo romano para corridas de bigas onde foi encontrada a vinícola.
A descoberta dos primeiros vestígios da construção foi feita entre 2017 e 2018 enquanto os arqueólogos procuravam as portas de partida das bigas no circo, e a vinícola estava bem acima dela.
Cidade perdida esconde vinícola
As características dela são bens comuns, o que a diferencia é a disposição e a decoração totalmente incomum no mundo antigo. O edifício é quase todo revestido em mármore, inclusive a área em que a uva era pisada e uma opulenta fonte por onde o suco da fruta escorre após ser prensado.
Além disso, a vinícola também possui salas de jantar pavimentadas com azulejos geométricos onde provavelmente eram servidos banquetes provavelmente ligados a abertura da colheita enquanto a produção de vinho era assistida pelos convidados.
Comentários