Usuários comuns que têm o costume de baixar a versão beta do iOS para desenvolvedores não poderão mais realizar o procedimento, a não ser que estejam dispostos a pagar por ele. A mudança está sendo implementada pela Apple na edição de testes do iOS 16.4, lançada na quinta-feira (16).
Entre as novidades da compilação, aparece um novo menu de configurações avançadas de atualização do sistema, que dificultará a instalação dos betas para desenvolvedores por usuários que não fazem parte deste perfil. A ideia é manter essas versões iniciais dos updates exclusivas para os especialistas.
Como trazem os novos recursos do sistema operacional do iPhone em primeira mão, as edições de teste são muito procuradas pelas pessoas interessadas em conhecer as novidades. No entanto, tais versões podem conter bugs que atrapalham o funcionamento de determinados apps e funções e até inviabilizar o uso do celular.
Por conta disso, a Apple decidiu que apenas os usuários com licença de desenvolvedor poderão baixar e instalar o beta do iOS para desenvolvedores. Isso significa que o interessado em ter acesso antecipado às novidades do sistema precisará pagar uma taxa anual de US$ 99 para ter a conta, o equivalente a cerca de R$ 515 pela cotação atual.
Beta público continua como opção
A mudança na disponibilidade do iOS beta para desenvolvedores não resultará no fim da oferta da versão de teste para todos os usuários. Aqueles que não são profissionais da área ainda poderão conferir as novidades antecipadamente, optando pelo beta público do iOS, geralmente liberado um pouco mais tarde.
O programa beta público também traz as adições mais recentes, liberando-as antes da estreia na versão estável do iOS, e oferecendo menos riscos para o dispositivo do que as versões “mais cruas” do sistema, destinadas aos testadores profissionais.
Comentários