O TikTok está sob análise do Congresso americano, que pode banir a plataforma de vídeos do país, e o CEO da rede social chinesa Shou Zi Chew, testemunhou perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara na quinta-feira, 23 de março, em uma audiência cheia de ataques verbais e desconfiança geral.
Mas não é apenas o interesse da Bytedance, companhia chinesa dona do TikTok, que está envolvido nesta questão. Apesar de ainda não se saber se o TikTok eventualmente será banido ou não nos EUA, já dá para afirmar que houve vencedores da audiência: os rivais da rede social, em especial da Meta, e seu CEO, Mark Zuckerberg.
Isto porque há anos, Zuckerberg tenta chamar a atenção e direcionar escrutínio em direção ao TikTok. Isso porque Zuckerberg e Meta têm muito a ganhar se o TikTok for banido dos EUA.
A companhia chinesa revelou que tinha 150 milhões de usuários ativos mensais nos EUA em fevereiro. Para efeito de comparação, o Facebook da Meta tinha 266 milhões de usuários ativos mensais nos Estados Unidos e no Canadá no final do quarto trimestre. Considerando que o TikTok só existe nos EUA desde 2018, é impressionante a rapidez com que a plataforma se tornou uma força dominante no mercado americano.
Não é à toa que Zuckerberg se sentiu ameaçado. O primeiro aviso público de Zuckerberg sobre o TikTok foi em um discurso para estudantes de Georgetown em 2019. Na época, Zuckerberg se encontrou com o então presidente Donald Trump e foi relatado que Zuckerberg aproveitou a oportunidade para colocar os holofotes sobre o TikTok.
Trump foi muito agressivo com o TikTok e tentou proibir nos EUA ou forçar a venda do aplicativo em 2020. Embora os esforços de Trump tenham falhado, isso gerou uma onda de preocupações em relação à segurança nacional e chamou a atenção para os laços da empresa com o Partido Comunista Chinês. É um caso raro em que há apoio bipartidário na regulamentação.
Mas conversar com Trump não foi suficiente para Zuckerberg. Ele foi ainda mais longe e gastou dinheiro no esforço anti-TikTok. Foi relatado no ano passado que Zuckerberg pagou a uma empresa de consultoria para lançar uma campanha nacional para atacar o TikTok.
Depois de mais de três anos tentando colocar o TikTok em apuros, parece que Zuckerberg finalmente está realizando seu desejo. A audiência foi uma rara aparição pública de Chew, que está no cargo principal no TikTok há dois anos depois que o ex-CEO Kevin Mayer renunciou abruptamente em meio à luta Trump-TikTok.
Como já trouxemos aqui, a audiência em si foi uma bagunça. Os membros do Congresso foram agressivos e raramente deixavam Chew terminar uma frase, a menos que ele respondesse com um sim ou não.
A única maneira real de o Meta realmente se beneficiar desse drama do TikTok seria se o aplicativo fosse totalmente banido. Se a empresa fosse vendida para uma empresa dos EUA, isso não eliminaria a concorrência da Meta ou de seus recursos concorrentes, incluindo o Instagram Reels. Também não minimizaria a competição global do mercado de anúncios com a Bytedance.
Portanto, mesmo que a aparição do TikTok no Capitólio na quinta-feira possa ser considerada uma vitória para Zuckerberg, é apenas uma vitória muito pequena. Ainda há muitos obstáculos antes que algo substancial aconteça na frente da regulamentação.
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