Uma nova atualização do Windows 11 irá permitir encerrar processos diretamente da barra de tarefas. A nova funcionalidade promete fechar de vez tarefas congeladas de forma muito mais fácil, rápida e intuitiva.
Essa e outras novidades serão disponibilizadas na build 25300. Apesar de não ter data oficial de lançamento, ela já está disponível exclusivamente para o canal de desenvolvedores do programa Windows Insider.
Facilitando a vida do usuário
Até o momento, para encerrar processos travados ou instáveis, o usuário precisa estar familiarizado com ferramentas mais avançadas do Windows. As maneiras mais comuns envolvem utilizar terminais, como o Windows PowerShell, CMD, ou recorrer Gerenciador de Tarefas do Windows (CTRL + Shift + Esc).
Mais facilidade para o usuário
Uma desvantagem desses recursos é que, geralmente, é preciso navegar entre todos os serviços rodando no Gerenciador, ou nome do processo executável que precisa ser encerrado.
Após a atualização, aplicativos que aparecem na barra de tarefas poderão ser finalizados com o menu contextual do botão direito. Vale ressaltar que serviços ou programas mais profundos, ou que rodam em background, ainda dependerão dos métodos tradicionais.
Desde que a Microsoft mudou sua política de updates para inscritos no Windows Insider, os ciclos de atualizações ficaram bem menos espaçados. Dessa forma, usuários cadastrados nos programas de Beta e Acesso Antecipado devem receber essa e outras novidades nas próximas semanas.
Comentários