A Alphabet, empresa-mãe do Google, anunciou um plano para comprar de volta US$ 70 bilhões em ações. Isso ocorreu após a empresa registrar uma receita maior do que o esperado nos resultados do primeiro trimestre do ano — divulgados nesta terça-feira (25) —, devido ao aumento na demanda por serviços em nuvem e vendas de anúncios mais fortes do que o previsto.
Os anunciantes têm direcionado cada vez mais seus orçamentos para plataformas comprovadas, como Google e YouTube.
Apesar disso, o Google registrou uma queda na receita de anúncios pelo segundo trimestre consecutivo, o que foi atribuído à incerteza econômica que afeta o mercado de publicidade online. Enquanto isso, a receita total da Alphabet para o primeiro trimestre de 2023 foi de US$ 69.8 bilhões, um aumento de 2,6% em relação ao ano anterior. A estimativa, segundo dados do Refinitiv, era de US$ 68,95 bilhões.
As vendas na divisão de computação em nuvem do Google aumentaram 28% em relação ao ano anterior. Já o YouTube teve uma queda na receita de anúncios pelo terceiro trimestre consecutivo, devido à publicidade de marca diminuir mais rapidamente em momentos de incerteza em comparação com a publicidade de pesquisa.
No momento, o Google está focado em inteligência artificial para impulsionar o crescimento e tentando competir com rivais como a Microsoft, adicionando recursos de IA conversacional em seu motor de busca.
A Alphabet tem cortado custos, incluindo os maiores cortes de empregos na história da empresa em janeiro, e a diretora financeira Ruth Porat anunciou cortes de custos adicionais no mês passado.
O Google registrou um valor de US$ 2.6 bilhões no primeiro trimestre, relacionado aos cortes de empregos e redução de espaço de escritório, e pode incorrer em cobranças adicionais à medida que avalia suas necessidades imobiliárias.
Números apresentados por Google e Alphabet na reunião de resultados
• Lucro líquido da Alphabet no primeiro trimestre de 2023 foi de US$ 15,05 bilhões, queda de 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
• Receita líquida da companhia cresceu 2,6% na base anual, totalizando US$ 69,8 bilhões.
• Receita de publicidade do Google foi de US$ 54,5 bilhões, em linha com o mesmo período do ano anterior.
• Faturamento do Google Research foi de US$ 40,4 bilhões, um avanço de 2%.
• Anúncios no YouTube alcançaram US$ 6,7 bilhões, queda de 2,9%.
• Faturamento do Google Cloud foi de US$ 7,4 bilhões, avanço de 27,6%.
• A Alphabet gastou US$ 2 bilhões em indenizações e encargos relacionados ao desligamento de trabalhadores.
• Ações da companhia subiram mais de 3% no pós-mercado em Nova York, avaliando positivamente a estabilidade na receita de anúncios.
Com informações da Reuters e do The Wall Street Journal.
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