A Microsoft encerrará o suporte à assistente Cortana no Windows 10 e no Windows 11 até o final de 2023. A big tech deve substituir o app pelo Windows Copilot, assistente de Inteligência Artificial (IA) para tarefas mais complexas com tecnologia do ChatGPT.
Conforme a nota sobre a desativação, o fim do suporte afeta apenas a Cortana no Windows e o assistente de produtividade. O recurso continuará disponível no Outlook Mobile, no Teams Mobile e no painel e salas do Teams para PC.
A Microsoft diz que o encerramento da Cortana pode afetar algumas formas como as pessoas trabalham no Windows. Contudo, a empresa se compromete a realizar uma "transição tranquila para as novas opções”.
Como sugestões de novas ferramentas, a big tech indica o Bing Chat no navegador Bing. Com a mesma tecnologia do ChatGPT, o chatbot realiza pesquisas detalhadas com fontes, elaboração de textos e até mesmo cria imagens com IA.
A segunda opção sugerida pela Microsoft é o aguardado Windows Copilot. O “copiloto” do sistema operacional será lançado no último trimestre de 2023, período previsto para a desativação da Cortana.
Como será o Windows Copilot?
Baseado no ChatGPT, o Windows Copilot promete acrescentar recursos de IA aos populares apps de produtividade do Microsoft 365. Além disso, o Windows 11 será o primeiro sistema operacional com uma assistência de IA centralizada.
Conforme os exemplos da big tech, a ferramenta ajudará a desenvolver textos no Word, criar apresentações no PowerPoint e organizar planilhas de dados no Excel. Bem como, ela poderá ser usada como um assistente pessoal para pesquisas diversas.
Segundo a Microsoft, o Windows Copilot estará disponível por meio de um botão no centro da barra de tarefas. Quando o usuário abrir o assistente, ele ficará sempre ativo em uma barra na lateral da tela.
Comentários