Steven Paul Jobs ou Steve Jobs nasceu aos 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, Califórnia.
Steve Jobs foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática.
Steve Jobs notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da empresa Apple e por revolucionar seis indústrias que são: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais.
Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa Pixar e acionista individual máximo da Disney.
aos 1 de abril de 1976 Steve Jobs junto com Steve Wozniak, e Ronald Wayne fundaram a empresa Apple. E no ano de 1977 Jobs, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II.
Já no começo da década de 1980, Steve Jobs estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo Mouse.
Ao decorrer da década a Jobs lançou uma série de computadores baseados na interface gráfica guiada pelo mouse denominados: (Apple III, Apple Lisa e MacIntosh).
Jobs foi o diretor executivo da Apple desde o seu lançamento até o dia 24 de maio de 1985, numa reunião entre Jobs, Sculley e o corpo executivo da Apple, todos apoiaram firmemente Sculley. Com a restruturação planejada por Sculley, Jobs não ficaria com o controle de nenhuma divisão e nenhum encargo operacional, mas poderia ficar na empresa com o título de presidente do conselho e no papel de visionário dos produtos. Jobs não aceitou.
Por não aceitar foi expulso da empresa que ele próprio construiu, ele agora estava fora da Apple.
E não parou por aí, após 3 meses desde o abandono da Apple Jobs fundou a NeXT Computer.
A NeXT que era uma empresa que produzia computadores, e para completar seus computadores, a NeXT desenvolveu seu próprio sistema operacional, o NeXTStep, que teve seu lançamento em 1988 com a versão 0.8. Este sistema era baseado no Mach 2.5 e no BSD 4.3. Em 1989 foi lançada a versão 1.0.
Os computadores não foram um grande sucesso de mercado e saíram de linha. Mas o sistema operacional não. Conhecido como "Mach", o sistema possuía uma interface gráfica denominada "NexTStep", famosa por sua facilidade de uso e beleza.
Em 1993, a NeXT Computer e a Sun chegaram a um acordo para portar o NeXTStep para outras plataformas, mais especificamente os UNIces. Com isso nasceu a API OpenStep, que seriam especificações comuns para um ambiente gráfico na forma de bibliotecas de desenvolvimento. A partir daí surgiram interfaces gráficas para plataformas Sun e NT.
Até que em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional, o Mac OS X. Com esta operação, Jobs retornou para a Apple, tornando-se novamente o seu CEO.
Em 1986, Jobs comprou da Lucasfilm um estúdio de computação gráfica, o Pixar Stúdios, por dez milhões de dólares. Jobs estabeleceu uma parceria estratégica com a Disney e juntos criaram, produziram e lançaram vários filmes em animação 3D de sucesso, tais como o Toy Story, Procurando Nemo, Ratatouille, "Up, Altas Aventuras" e "Aviões".
Em 2006 a Disney comprou a Pixar por uma avaliação de 7,4 bilhões de dólares, convertendo cada ação da Pixar em 2,3 ações da Disney, uma transação que resultou em Jobs se tornando o maior acionista individual da Disney na época. Jobs tornando-se o maior acionista individual da Disney, onde deveria ocupar um posto no conselho diretivo, segundo uma nota divulgada pela Disney no dia da aquisição, em 2006.
Quais foram as principais contribuições de Steve Jobs para tecnologia?
A contribuição de Steve Jobs para a popularização da informática pessoal supera a de qualquer outro líder dessa indústria - Bill Gates, Steve Wozniak ou Adam Osborne. O Apple II, de 1977, se transformou num padrão de computador pessoal e foi para uma geração inteira a porta de entrada nesse mundo digital. Empreendedor incomum, gênio da tecnologia e visionário, Jobs apostou na simplificação máxima da relação homem-máquina ou, na linguagem dos especialistas, na interface de usuário. Tudo, para ele, tinha de ser o fácil de usar, ou "user friendly".
Antes de qualquer concorrente, Steve Jobs conseguia identificar tendências e buscar caminhos em que poucos acreditavam - como a associação da informática pessoal com entretenimento e mobilidade. Nesse sentido, sua contribuição talvez seja maior para a eletrônica moderna do que foi a de Henry Ford, um século antes, para a indústria automobilística.
Problemas de saúde
Em outubro de 2003, Jobs foi diagnosticado com câncer de pâncreas. Em julho de 2004 ele foi submetido a uma cirurgia, para retirada do tumor. No dia 24 de agosto de 2011, Jobs renunciou à presidência da Apple. Ele esperava permanecer como presidente da mesa de direção da empresa, recomendando em sua carta de demissão que Tim Cook fosse nomeado seu sucessor.
Morte
Steve Jobs morreu no dia 5 de outubro de 2011 na sequência de um câncer pancreático raro que afeta as funções exócrinas do órgão, contra o qual lutava desde 2004.
Honras e prêmios
2013: Póstuma - foi introduzida uma lenda na Disney.
2012: Grammy Trustees Award, um prêmio para aqueles que têm influenciado a indústria da música em áreas não relacionadas ao desempenho.
2007: Jobs ganhou uma estrela na Calçada da Fama da Califórnia, localizada no The California Museum.
2007: Jobs foi nomeado a pessoa mais poderosa no mundo dos negócios pela revista Fortune.
1989: ''Empreendedor da Década'' pela revista Inc.
1987: Jefferson Award para "serviço público".
1985: Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (com Steve Wozniak)
- Leia também: Como era Bill Gates na escola e faculdade?
Comentários