Se você tivesse que imaginar qual aplicativo levou menos tempo para se tornar um dos mais populares da história da internet, qual deles você diria que conquistou o feito? Pois bem, por mais surpreendente que possa parecer, o grande vencedor não foi o Twitter ou o Facebook, mas, sim, o ChatGPT, ferramenta da empresa OpenAI, lançada em novembro de 2022.
De acordo com um relatório do banco suíço UBS, o ChatGPT se tornou o app que cresceu mais rapidamente online, conquistando 100 milhões de usuários ativos em apenas dois meses. Para se ter uma ideia mais clara, o recurso inteligente ultrapassou, e muito, fenômenos do mundo digital, como o TikTok e o Instagram, por exemplo.
Enquanto o ChatGPT levou cerca de 60 dias para chegar aos 100 milhões de usuários ativos, o TikTok levou nove meses para atingir o mesmo número. Já o Instagram precisou de ainda mais tempo: foram dois anos e meio para alcançar os nove dígitos. Para o Spotify, foram quatro anos e meio. O estudo da UBS utilizou dados do site de análises Similar Web para chegar às conclusões.
Crescimento expressivo
Segundo o documento, o número de pessoas utilizando o ChatGPT praticamente dobrou desde dezembro do ano passado, quando a plataforma contava com 57 milhões de usuários. Em média, o recurso da OpenAI já reúne cerca de 13 milhões de internautas por dia (em dezembro, eram 6 milhões de usuários únicos).
"Em 20 anos acompanhando a internet, nós não nos lembramos de um crescimento mais rápido do que este em uma app", disse um dos analistas do UBS na pesquisa. Ou seja, parece que o ChatGPT, realmente, chegou para ficar e pode pautar caminhos para o futuro do online.
Caso você não saiba, o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que funciona como um chatbot capaz de conversar com quaisquer usuários de maneira natural e intuitiva. O recurso também pode escrever códigos, artigos, roteiros e "ensinar" sobre assuntos distintos. Não à toa, o produto angariou 1 milhão de usuários em apenas cinco dias.
Comentários