Estados Unidos fazem segundo teste de míssil hipersônico com sucesso - Galera Nerd!

ARTIGO ANTERIOR

Internet e Redes Sociais Ações da Meta sobem mais de 20%, maior alta em quase uma década

PRÓXIMO ARTIGO

Internet e Redes Sociais Rival do ChatGPT feito pelo Google pode chegar em breve
Estados Unidos fazem segundo teste de míssil hipersônico com sucesso
Mundo Estados Unidos fazem segundo teste de míssil hipersônico com sucesso

Na última segunda-feira (30), a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) e a Força Aérea dos Estados Unidos testaram um míssil hipersônico construído em parceria com a fabricante de produtos aeroespaciais Lockheed Martin — em dezembro, foi realizado um teste com outro projétil hipersônico. O teste faz parte de esforços do país para competir com os armamentos da China e Rússia, que já possuem suas versões de mísseis hipersônicos.

Nomeado de Hypersonic Airbreathing Weapon Concept (HAWC), o míssil conseguiu atingir o nível Mach 5 durante os testes, viajando a cinco vezes da velocidade do som. O projétil fez uma viagem por cerca de 480 quilômetros em uma altura de 18 quilômetros.

O HAWC foi lançado de um avião bombardeiro subsônico B-52 Stratofortress e usa um combustível de hidrocarboneto de alta densidade para atingir a velocidade — antes de ligar seu próprio motor, ele é impulsionado por um foguete comum. O 'ponto positivo' desses mísseis é a possibilidade de escapar dos sistemas de defesa antimísseis, já que a velocidade hipersônica pode alcançar entre 5 e 25 vezes a velocidade do som.

Míssil hipersônico

“O programa HAWC criou uma geração de novos engenheiros e cientistas hipersônicos. O HAWC também trouxe uma riqueza de dados e progresso para a comunidade hipersônica de respiração aérea. As equipes da indústria enfrentaram o desafio dos veículos movidos a scramjet [motor a jato de combustão supersônica] com seriedade, e tivemos coragem e sorte para fazê-lo funcionar”, disse o gerente do programa HAWC, Andrew Knoedler, em comunicado.

Como a China e a Rússia já estão trabalhando em suas próprias versões de mísseis hipersônicos, alguns com poder nuclear, os Estados Unidos também começaram a testar seus próprios armamentos — provavelmente, para não deixar se intimidar pelos 'inimigos'. Além da velocidade hipersônica, alguns podem mudar a trajetória durante o voo e, assim, fugir dos sistemas de defesa antimísseis.

Em dezembro de 2022, a Força Aérea dos Estados Unidos divulgou sobre o primeiro teste bem-sucedido do míssil hipersônico AGM-183A ARRW, considerado o primeiro projétil norte-americano a alcançar uma velocidade cinco vezes maior que a do som.

 


Estados Unidos fazem segundo teste de míssil hipersônico com sucesso


Publicações Relacionadas

Comentários

Galera Nerd Galera Nerd

O maior site Nerd e de informações tecnológica de Angola


Kwanzar
Kwanzar