O ritmo lento de instalações do Windows 11 tem feito a Microsoft promover a atualização para a nova versão do sistema de maneira cada vez mais agressiva. Ironicamente, no entanto, essa divulgação começou a alcançar computadores que são incompatíveis com o sistema, em janelas de tela cheia que quase "forçam" uma instalação.
Um dos grandes motivos para a adoção do Windows 11 ser tão lenta está no grande número de computadores incompatíveis com as recomendações de hardware do sistema — especialmente o protocolo de segurança TPM 2.0. Agora, esses computadores que nem podem atualizar, tecnicamente, estão exibindo a tela abaixo:
O anúncio aparece há algum tempo em PCs compatíveis, e é considerado um tanto agressivo. Além de ocupar a tela inteira, ele só oferece duas opções nos botões em destaque que significam, basicamente, instalar agora ou mais tarde. Ou seja, "sim" ou "sim". A opção de não instalar fica muito mais discreta, na barra branca da parte de baixo, escrito "manter o Windows 10".
Os usuários que clicarem para não instalar ainda precisam ver mais uma tela, dizendo que a Microsoft recomenda o Windows 11 para o seu PC incompatível.
O que acontece se eu clicar sim?
Se você usa um PC incompatível e receber uma dessas telas de promoção do Windows 11, não adianta clicar para instalar. Essas propagandas podem se tratar de um deslize da Microsoft, e a instalação não funciona a partir delas. Durante o processo, o sistema detecta que o PC é incompatível e interrompe.
Existem, no entanto, maneiras de burlar a detecção de requisitos do sistema para o Windows 11 e conseguir fazer o upgrade. Alternativamente, você também pode experimentar versões customizadas não oficiais do sistema, como o Tiny11.
Comentários