Uma conferência de tecnologia em Genebra, na Suíça, terá uma coletiva de imprensa fora do comum como um dos destaques.
Em vez de cientistas ou executivos, a AI for Good Global Summit terá uma série de entrevistas com robôs humanoides, com todas as perguntas feitas por jornalistas humanos e respondidas pelas máquinas.
O encontro é organizado pela União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla original em inglês), um órgão da ONU ligado a tecnologias de informação e comunicação.
A lista de convocados
A entrevista está marcada para o dia 7 de maio e terá alguns nomes bastante conhecidos da área. A robô Sophia, por exemplo, é notícia há alguns anos pela mistura de aparência bizarra com respostas bem articuladas.
Fora ela, estarão presentes os robôs Beonmi, Nadine, Geminoid, 4NE-1, Ai-Da Robot, Grace, Desdemona e Ameca.
Todos já se destacaram por algum motivo, seja pelo pioneirismo em algum setor ou alguma característica particular.
Além deles, outros 40 robôs especializados em alguma função farão demonstrações de suas habilidades — que vão desde ajudar a apagar incêndios até trabalhar na construção civil ou fazer acompanhamento de idosos.
Palestras com especialistas e discussões sobre outros temas relacionados, como IAs generativas nos moldes do ChatGPT, também estão confirmadas.
A ideia do AI for Good Global Summit, que é gratuito e aberto a qualquer participante que se inscrever, é mostrar como tecnologias como ajudar a humanidade em diferentes desafios modernos e colaborar com a sociedade.
O evento acontece entre os dias 6 e 7 de junho em Genebra.
Comentários