O Google anunciou nesta segunda-feira (6) o Bard, um serviço que simula conversas reais utilizando Inteligência Artificial (IA). Tendo como base o Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), o Bard é uma espécie de "rival" do ChatGPT da gigante de Mountain View.
Sundar Pichai, CEO da gigante da tecnologia, já havia prometido na semana passada que a empresa faria este anúncio. De acordo com ele, o novo sistema baseia-se em informações que estão na internet para fornecer respostas sobre perguntas mais complexas e que misturam elementos de mais de uma área do conhecimento.
“O Bard pode ser uma saída para a criatividade e uma plataforma de lançamento para a curiosidade, ajudando você a explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento e, em seguida, obter exercícios para construir suas habilidades”, exemplificou Pichai.
Lançamento próximo
A tecnologia Bard está sendo testada e será lançada para um público maior nas "próximas semanas". Por enquanto, ela está rodando com uma versão mais leve do LaMDA, utilizando menos poder computacional.
A ideia por agora é receber feedbacks sobre o funcionamento do concorrente do ChatGPT, tudo para que Bard “atenda a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real”.
“À medida que as pessoas recorrem ao Google em busca de insights e entendimento mais profundos, a IA pode nos ajudar a chegar ao cerne do que elas procuram. Estamos começando com recursos baseados em IA no Buscador que mostram informações complexas em formatos fáceis de digerir para que você possa ver o macro e explorar mais”, afirmou Pichai.
Comentários