Quem está pensando em começar a mexer com edição de vídeo costuma ter a mesma dúvida: qual o melhor programa para editar vídeos? Existe uma variedade enorme, que atendem as diferentes necessidades que cada pessoa irá encontrar. Uma das primeiras opções é o Adobe Premiere Pro, software que consegue resolver praticamente qualquer situação, além de ser muito intuitivo e simples de trabalhar.
Porém, algumas pessoas também são apresentadas ao After Effects como uma opção mais interessante. De fato, com ele é possível criar muito mais e aperfeiçoar alguns elementos visuais. Mas é importante saber que seu objetivo é bem diferente do Premiere Pro, e eles devem ser vistos como programas complementares e não concorrentes.
Abaixo nós iremos explicar para quais situações cada um deve ser utilizado para deixar os seus projetos mais profissionais.
Adobe Premiere Pro
Na sua essência, o Premiere Pro é um programa feito para edição de vídeo, unindo arquivos, tratando imagens e corrigindo pequenos detalhes nos áudios. A Adobe possui outros softwares que realizam essas tarefas de maneira mais detalhada, mas para a maior parte dos projetos, o Premiere Pro costuma dar conta sozinho.
Com ele é possível criar transições de vídeos, arrumar a cor e adicionar trilha sonora. Ele conta com diversas predefinições para ajudar no processo de edição, seja na montagem ou arrumando pequenos problemas nos vídeos.
Também é possível trabalhar com vários projetos de maneira isolada. Assim você poderá editar diferentes pedaços do seu vídeo separadamente, e juntando tudo em um projeto final.
Outra vantagem do Premiere Pro é o Premiere Rush. Com ele, é possível gravar um vídeo com o seu celular e já editá-lo com a versão mobile do software. Depois, basta publicar nas redes sociais, ou enviar para um desktop, caso seja necessário fazer alguns ajustes mais detalhados.
Gostou e quer saber como baixar o Adobe Premiere Pro? Basta acessar o site da Adobe e escolher qual o plano que mais te interessa.
Adobe After Effects
Diferente do Premiere Pro, o After Effects não é um programa para editar vídeo, e sim para quem precisa trabalhar com animações. Ele é capaz de criar vídeos inteiros, com diversos elementos, assim como pode ser utilizado para fazer pequenos detalhes gráficos envolvendo animações discretas. Precisa de um texto animado aparecendo no seu vídeo? O After Effects irá te ajudar.
Uma diferença importante é que o After Effects, por trabalhar com elementos visuais, exige um conhecimento maior para poder ser trabalhado. Existem diversos tutoriais no YouTube, além de cursos pagos, que ensinam como usar o After Effects e, a partir deste ponto, é possível ter uma ideia de todo o potencial deste programa.
Para ajudar a demonstrar o potencial do software, é possível criar uma animação 3D e muito realista de uma galáxia no espaço, apenas com os recursos nativos. Tudo feito do zero, apenas conhecendo alguns efeitos. Também é possível adicionar uma explosão em filmes, ou fazer introdução de vídeos. A maioria dos canais de YouTube possuem intros criadas no After Effects.
Assim como o Premiere, o After também conta com predefinições que acompanhar o software, para facilitar o trabalho de edição. Além disso, também é possível encontrar uma infinidade de plugins para criar os mais variados efeitos.
Mas, por ser o programa dedicado à animação, é importante ter uma boa placa de vídeo, que acompanha as renderizações do projeto. Computadores e notebooks que não possuem uma placa dedicada conseguem fazer o After Effects funcionar, porém, não é possível esperar o mesmo desempenho, e isso deve ser levado em consideração antes de começar a trabalhar com ele.
Gostou e quer saber como baixar o Adobe After Effects? Basta acessar o site da Adobe e escolher qual o plano que mais te interessa.
Vale lembrar que os softwares da Adobe são integrados, o que deixa mais fácil para criar uma animação no After Effects e adicioná-la ao seu projeto no Premiere Pro. O mais importante é saber qual é o mais ideal para as suas necessidades e saber que é possível desenvolver excelentes trabalhos neles, mesmo sendo iniciante.
Lembrando que ambos contam com uma versão de testes, válida por 7 dias, assim é possível verificar se o seu computador consegue rodar os programas e se eles atendem às suas necessidades.
Comentários