Ao que tido indica, o TikTok está pronto para entrar na briga das ferramentas de pesquisa. Agora, usuários de iPhones têm acesso ao novo widget de busca do TikTok, que proporciona um atalho conveniente para eventuais pesquisas. Em vez de abrir o aplicativo e procurar pelo botão de busca, basta tocar no widget para ser automaticamente direcionado à tela de busca do TikTok.
É uma economia de tempo de cerca de 5 segundos, mas que reforça o compromisso da plataforma chinesa em se posicionar como um mecanismo de busca, rivalizando com o Google. Os membros da Geração Z revelaram ao site Mashable, inclusive, que utilizam o TikTok para encontrar receitas, dicas de viagens e até mesmo rotinas de exercícios.
O TikTok deixou claro seu desejo de ser reconhecido como um mecanismo de busca por meio de um anúncio veiculado no Reino Unido, no início deste ano, que trazia o slogan "Busque com o TikTok". E, agora, com esse lançamento discreto, o TikTok entra diretamente na disputa com o próprio widget de busca do Google.
Rival do Google
Essa ênfase dada pelo TikTok à busca surge após Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior responsável pelo Google Search, compartilhar os resultados de um estudo conduzido pela empresa no verão passado. Esse estudo revelou que 40% dos jovens entre 18 e 24 anos nos Estados Unidos utilizam o TikTok ou o Instagram para buscar opções de restaurantes, em vez de recorrer ao Google Search.
Além disso, o TikTok se tornou um local onde as pessoas buscam notícias. Segundo uma pesquisa realizada no verão passado pela Ofcom, o TikTok foi a fonte de notícias que mais cresceu entre os adultos no Reino Unido.
Você já utilizou o TikTok como ferramenta de pesquisa em vez do Google?
No entanto, uma outra pesquisa conduzida pela News Guard, no final do ano passado, revelou que a busca no TikTok apresenta desinformação em quase 20% das vezes. Para ser levado a sério como um mecanismo de busca, portanto, o TikTok ainda precisa enfrentar o desafio da desinformação e solucionar o problema.
O TikTok está revolucionando a maneira como buscamos informações e conteúdo, mas também precisa lidar com os desafios inerentes à responsabilidade e confiabilidade. Será que a plataforma conseguirá?
Comentários