O Messenger e o Facebook devem voltar a se integrar em um só aplicativo, como era até 2014, quando a empresa decidiu separar as plataformas em programas independentes, irritando os usuários. A possibilidade foi revelada pelo diretor da rede social Tom Alison, nesta terça-feira (7).
Em entrevista à CNN, o executivo comentou que a Meta iniciou os testes para trazer de volta os recursos de mensagens ao app do Facebook. Dessa forma, os usuários terão a possibilidade de se comunicar em tempo real, com amigos e familiares, na própria plataforma, sem a necessidade de abrir o aplicativo do mensageiro.
O teste para a reintegração, também anunciado no blog oficial da gigante da tecnologia, acontece em um momento no qual o conglomerado chefiado por Mark Zuckerberg tenta recuperar o espaço perdido para o TikTok, principalmente entre os jovens. A ideia é reforçar a posição do Facebook como uma plataforma de descoberta e discussão.
“Acreditamos que o conteúdo contribui não apenas para você consumi-lo, mas também para iniciar conversas e iniciar esse segmento de mensagens com seus amigos ou ser algo que você pode compartilhar em um grupo de pessoas que compartilham seus mesmos interesses”, declarou Alison.
Quando estará disponível?
Por enquanto, não se sabe quando ocorrerá a reintegração entre o Messenger e o Facebook de forma definitiva. Atualmente, a empresa está apenas “testando a capacidade de as pessoas acessarem sua caixa de entrada do Messenger no aplicativo do Facebook”, com o teste sendo expandido em breve.
Alison disse ainda que novas maneiras de integrar a ferramenta de mensagens à rede social serão lançadas em 2024, porém não informou se o app do mensageiro continuará disponível após a volta da funcionalidade à plataforma principal. Rumores surgidos em 2022 davam conta de que a big tech pensava em tomar a decisão há pelo menos quatro anos.
No comunicado de hoje, a Meta informou que mais de 140 bilhões de mensagens diárias são enviadas por meio de todos os seus apps, incluindo o Instagram. Ainda conforme a empresa, o Facebook alcançou 2 bilhões de usuários ativos diários em dezembro do ano passado, a sua maior marca até o momento.
Comentários