A WWDC, conferência para desenvolvedores da Apple, aconteceu hoje (05) e trouxe diversas novidades. Entre elas estão o iOS 17, versão do sistema operacional do iPhone que será lançada ainda esse ano, e o Apple Vision Pro, novos óculos de realidade aumentada da Maçã.
Outros anúncios da WWDC 2023 foram o processador M2 Ultra e uma nova versão do iPadOS, que traz a personalização de papel de parede já presente nos iPhones. Confira os principais destaques do evento nas linhas a seguir.
iOS 17
Um dos anúncios mais aguardados, o iOS 17 é a atualização do sistema operacional presente nos iPhones, que veio focada principalmente nos apps Mensagens, Telefone e Facetime. No evento, foram mostrados recursos como personalização de cards de contato, transcrição de mensagens de áudio e a possibilidade de gravar uma mensagem caso você ligue para alguém no FaceTime e a pessoa não puder atender.
Outra novidade interessante é o modo StandBy, que transforma o iPhone em um display interativo ao ser colocado na horizontal. Por último, será possível ativar a assistente virtual apenas dizendo “Siri”.
Além da data de lançamento do iOS 17, você pode conferir também a lista completa de iPhones que receberão a atualização.
Apple Vision Pro
Confirmando alguns rumores, a Apple entrou de vez no mercado de realidade virtual e anunciou o Vision Pro. Os óculos permitem que o usuário visualize todos os principais aplicativos no ambiente em que está, como se fosse uma grande tela.
O Apple Vision Pro tem integração com outros aparelhos da marca e vai oferecer recursos como fazer chamadas pelo FaceTime com áudio espacial e a possibilidade de ver filmes e séries sem precisar de uma TV, por exemplo. Para saber mais, veja aqui todos os detalhes dos óculos de realidade aumentada da Maçã.
MacBook Air de 15 polegadas
O novo MacBook Air chega com um display Retina de 15,3 polegadas, sendo o maior modelo da linha até hoje. Apesar disso, o notebook Apple mantém a espessura fina com 11,5 mm e pesa apenas 1,5 kg. Quanto à performance, o notebook conta com o potente processador M2 e bateria que dura até 18 horas.
Mac Studio e processador M2 Ultra
A grande novidade no Mac Studio é a presença do processador M2 Ultra, que chega a ser 12x mais rápido que a versão com Intel. Ele é o mais potente da marca e combina a performance de dois chips M2 Max. Já a memória RAM teve um upgrade de 96 GB para 192GB. O novo computador também conta com suporte à resolução 8K, Bluetooth 5.3, Wi-Fi 6E e porta Thunderbolt 4.
Mac Pro
Trazendo o chip M2 Ultra, o Mac Pro consegue realizar até 22 streams em 8K ao mesmo tempo. Além disso o computador chega com duas portas HDMI e oito entradas Thunderbolt 4.
macOS Sonoma
O macOS Sonoma, nova versão do sistema operacional para computadores da Apple, traz alguns recursos como widgets interativos na área de trabalho, mais funções no app Mensagens e Modo Jogo (Game Mode), com taxa de quadros e mais estável na hora de jogar. Outra novidade é que o game Death Stranding Director's Cut também terá uma versão para a plataforma.
Quanto ao Safari, agora será possível compartilhar as senhas com outros membros da família. O navegador também terá suporte a notificações, possibilidade de salvar webapps na barra de tarefas, além de mais novidades.
iPadOS 17
O novo sistema operacional dos iPads traz uma tela de bloqueio com elementos personalizáveis, como a presente nos iPhones com iOS 16. Outros recursos anunciados foram o app Saúde e mudanças ao acessar PDFs. Agora, o sistema sugere informações a serem inseridas nos arquivos, além de permitir mais anotações.
watchOS 10
O watchOS 10, sistema operacional dos relógios inteligentes da Apple foi totalmente repaginado, com novas watchfaces. Além disso, agora o smartwatch usa Machine Learning para identificar quais sãos os widgets mais utilizados e você poderá acessá-los apenas girando a coroa. Alguns apps como Fitness, Mensagens e Clima também ocupam um espaço maior na tela.
Áudio e vídeo
Os AirPods também contarão com atualizações, como áudio adaptativo, que, adapta o cancelamento de ruídos em chamadas e, por exemplo, ajusta o volume caso identifique que alguém esteja falando com você. Também será mais simples conectar os AirPods a outros aparelhos.
Já no tvOS, as novidades são um novo Centro de Controle, personalização dos protetores de tela, suporte ao FaceTime usando um iPhone e a possibilidade de controlar o que está assistindo pelo celular, dispensando o controle remoto.
Comentários