Você já viu um daqueles avisos de incompatibilidade em dispositivos Apple? Isso acontece com cabos de carregamento de terceiros que não possuem as portas e conectores certificados pelo padrão MFi (Made for iPhone). Com a vinda do iPhone 15, os rumores apontam que a Apple planeja substituir a porta Lightning por USB-C com um chip de autenticação semelhante.
A preocupação do ponto de vista do usuário é que a Apple poderia usar o padrão MFi para limitar recursos como carregamento rápido e transferência de dados em alta velocidade para cabos não oficiais.
E é exatamente isso que o perfil AppleShrimpPro, conhecido por vazar informações da marca no Twitter, acredita que devemos esperar. “Cabos sem MFi terão software limitado em dados e velocidade de carregamento”, respondeu a uma pergunta sobre a diferença entre os cabos com MFi e USB-C padrão de estoque.
O informante também afirmou que a produção em massa de acessórios MFi, como EarPods e cabos USB-C, já está ocorrendo na Foxconn.
O que é o certificado MFi?
MFi é uma certificação criada pela própria Apple, que utiliza o chip autenticador para incentivar a compra de acessórios originais, ao mesmo tempo em que evita que os clientes sejam enganados por produtos falsificados e perigosos. Por meio do programa, a empresa recebe uma comissão sobre os acessórios certificados, e os clientes têm mais segurança ao adquirir produtos de qualidade.
Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a porta USB-C nos próximos modelos do iPhone terá velocidades limitadas de transferência nos supostos iPhone 15 e 15 Plus, compatíveis apenas com Lightning/USB 2.0. Por outro lado, os modelos 15 Pro e 15 Pro Max teriam velocidades de transferência mais rápidas.
Comentários