Uma atualização do Windows 11 traz ferramenta que auxilia a identificar qual processo responsável por eventuais travamentos. A build de prévia 25276 do sistema está disponível para inscritos no programa Windows Insider e também corrige uma série de bugs.
A nova funcionalidade fica na aba "Detalhes" do Gerenciador de Tarefas, e permite criar em tempo real um arquivo de despejo da memória kernel. Isso possibilitará gravar um relatório de todos os processos ativos, sem interromper a operação do Windows 11.
Ferramenta para usuários avançados
Até então, o arquivo de despejo era gerado automaticamente após travamentos que resultassem nas famigeradas telas azuis — ou verdes. Com novidade, ao perceber lentidão ou engasgos, usuários avançados poderão solicitar a criação do arquivo em tempo real para identificar os processos comprometidos antes de uma falha crítica.
Criar arquivo de despejo de memória sem a interrupção do Windows não era possível até então.
Para isto, basta abrir o Gerenciador de Tarefas e, na aba Detalhes, clicar com o botão direito em Sistema. O menu contextual irá exibir a opção "criar Arquivo de Despejo da Memória Kernel" ("Create live kernel memory dump").
Apesar de agilizar o diagnóstico do sistema, ainda é necessário ter conhecimento para depurar e analisar o arquivo gerado. A Microsoft irá disponibilizar a funcionalidade para inscritos no Windows Insider que participam ativamente dos programas de feedback, antes de decidir implementar ou não na build pública.
Comentários