O Tesla Model Y se tornou o carro mais vendido do mundo nos três primeiros meses de 2023, superando o Toyota Corolla, tradicional ocupante do posto. A informação é da empresa de análise de mercado JATO Dynamics, conforme revelou o Motor1 na quinta-feira (25).
De acordo com o relatório, o carro elétrico produzido pela montadora de Elon Musk vendeu um total de 267.200 unidades globalmente, no primeiro trimestre deste ano. O número representa um aumento de 69% em relação ao mesmo período de 2022.
Ainda conforme o site, o SUV elétrico de porte médio da Tesla teve um “forte desempenho” na China, contribuindo para a chegada ao topo do ranking. Bons números também foram registrados nos Estados Unidos, com um incremento de 68% nas vendas, e na Europa, onde o Model Y se tornou o carro mais vendido.
No ranking dos carros mais vendidos do mundo no primeiro trimestre de 2023 também estão o Toyota Corolla, na segunda posição, com 256.400 unidades, e a Toyota Hilux, que teve 214.700 unidades comercializadas globalmente. Outros dois modelos da fabricante japonesa completam o top 5: RAV4, com 211.000, e Camry, com 166.200.
Musk previu a chegada ao topo
O Tesla Model Y se tornando o carro mais vendido do mundo é algo que certamente não surpreendeu o CEO da montadora americana. O bilionário já previa a chegada do SUV ao topo do ranking antes do seu lançamento, quando afirmou que o modelo venderia “de 500 mil a 1 milhão de unidades anualmente”.
Em 2021, Musk também previu o feito em conversa com investidores da fabricante, dizendo que o carro elétrico alcançaria a primeira posição em 2022, “provavelmente”. Ele passou perto de acertar, pois o Model Y chegou ao terceiro lugar no ranking global, perdendo para os dois carros da Toyota.
Tal feito também chama a atenção pelo fato de a Tesla não figurar nem entre as 10 maiores montadoras do mundo. Conforme levantamento da Car Logos, a empresa de Musk ocupou o 19º lugar do ranking de 2022, que teve a Volkswagen e a Toyota nas duas primeiras posições.
Comentários