O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou neste sábado (18) que a Casa Branca conversou com Elon Musk sobre o uso da internet via satélite da Starlink na Ucrânia. O bilionário, lembrando, é fundador e CEO da SpaceX, responsável pela Starlink. Questionado pela NBC News se o governo americano pediu a Musk para não restringir o uso dos recursos por parte dos militares ucranianos, Blink disse:
“Bem, não posso compartilhar nenhuma conversa que tivemos além de dizer que tivemos conversas.”
Histórico da SpaceX na guerra
A SpaceX disse neste mês que tomou medidas para impedir que os militares da Ucrânia usem o serviço Starlink para controlar drones na região durante a guerra do país com a Rússia.
A SpaceX enviou caminhões carregados de terminais Starlink para a Ucrânia, permitindo que os militares do país se comuniquem. A medida possibilitou que eles se comuniquem com os quase 4 mil satélites que a SpaceX lançou até agora na órbita baixa da Terra.
A Rússia tentou bloquear os sinais Starlink na região, embora a SpaceX tenha contra-atacado reforçando o software do serviço, segundo Elon Musk.
Guerra completa um ano na sexta-feira (24)
Marcando um ano desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votará um projeto de resolução para a guerra com foco na “necessidade de alcançar, o mais rápido possível, uma paz abrangente, justa e duradoura”.
Serão dois dias de discursos de líderes nesta semana.
A votação ocorrerá na quinta-feira (23).
O órgão pedirá que Moscou retire suas tropas e suspenda hostilidades.
Comentários