A Nokia anunciou neste domingo (26) o seu novo logotipo após 60 anos usando o mesmo modelo icônico. No lugar da cor azul no plano de fundo da versão popularmente conhecida, agora a marca traz cores vibrantes e adota uma nova fonte.
A revelação feita na pré-MWC 2023, que acontece de 27 de fevereiro a 2 de março, também traz uma nova estratégia de negócios para a marca. De acordo com o CEO Pekka Lundmark, a mudança visa tornar mais claro que a Nokia é uma empresa "de inovação tecnológica B2B" com foco na nuvem e em telecomunicações.
Com a nova estratégia, a Nokia compartilhou seis pilares estratégicos que ajudarão a liderar a mudança:
• Aumento de participação de mercado com provedores de serviços;
• Expandir a participação de empresas com sua carteira de clientes;
• Continuar a gerenciar o portfólio de forma ativa;
• Implementar novos modelos de negócios com foco em serviços;
• Desenvolver o ESG (governança ambiental, social e corporativa) como vantagem competitiva.
Como sexto pilar, a Nokia cita: "Aproveitar as oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar nossa IP [propriedade intelectual] e continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para a Nokia Technologies".
"Esta é a Nokia… mas não como o mundo nos viu antes." — Pekka Lundmark, CEO da Nokia.
O movimento, entretanto, dá a entender que a marca pretende se "afastar" dos celulares, cujos quais a tornaram famosa entre o público consumidor. Em entrevista à Reuters, Lundmark traz mais detalhes sobre a movimentação.
"Houve uma associação [da marca Nokia] com smartphones e hoje em dia nós somos uma empresa de tecnologia de negócios", disse o executivo.
Atualmente, a HMD Global detém os direitos da marca Nokia Mobile e segue lançado celulares no mercado. No sábado (25), a empresa revelou três novos modelos, sendo um deles focado em sustentabilidade e reparabilidade.
"Esta é a Nokia"
Em carta aberta, Lundmark compartilhou detalhes sobre a nova identidade visual da empresa "como somos hoje, com energia renovável e compromisso como pioneiros da transformação digital".
O CEO reforça que a empresa construiu a herança do logotipo anterior, "mas o tornamos mais contemporâneo e digital, para refletir nossa identidade atual". A nova marca já está estampada nos sites da Nokia, redes sociais e em outros ativos.
Com a mudança de estratégia, a Nokia revelou também que visa evoluir as redes para atender, por exemplo, "às demandas da era do metaverso". A empresa fala em melhorar a qualidade de conectividade tradicional em redes fixas, móveis e nuvem.
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