Começou a corrida das gigantes da tecnologia para usar o poder da IA generativa em suas ferramentas. Com os laços entre Microsoft e a OpenAI - dona do ChatGPT - cada vez mais estreitos, o Google está se movimentando, além de anunciar uma solução própria, a empresa decidiu apostar na startup Anthropic com o investimento de US$ 400 milhões.
Nenhuma das empresas quis responder perguntas em caráter oficial sobre o assunto, mas o investimento não é segredo e seus representantes comentaram sobre ele em um comunicado. Thomas Kurian, o líder da Google Cloud, afirmou:
"A Google Cloud está oferecendo infraestrutura para a próxima geração de startups de IA, e nossa parceria com a Anthropic é um ótimo exemplo de como estamos ajudando usuários e negócios a aproveitarem o poder de IAs confiáveis e responsáveis".
O chatbot em que a Anthropic trabalha para enfrentar o ChatGPT é chamado de Claude, mas está numa fase mais inicial de seu desenvolvimento. Em janeiro deste ano, o bot foi apresentado em um teste limitado e ainda não está disponível para o público em geral. A empresa, no entanto, planeja expandir o acesso ao Claude "nos próximos meses".
Garantindo o futuro da IA e da nuvem
Esse tipo de parceria é importante para gigantes como o Google não só para se manter a companhia à frente de tecnologias inovadoras e disruptivas. É verdade que estamos vendo uma espécie de corrida para ver IAs de conversação incorporadas aos buscadores, e o Bing parece estar na frente, mas esses acordos também são centrais para os serviços de nuvem das grandes empresas.
Inteligências Artificiais geracionais precisam de uma grande quantidade de dados e alto poder de processamento para seu funcionamento. Com seu investimento, o Google quer garantir que sejam usados seus serviços de nuvem para o futuro do Claude. O acordo do momento, no entanto, não requer que a Anthropic compre recursos do Google Cloud, segundo uma fonte anônima reportou ao Yahoo! Finance.
Comentários