E as demissões em massa seguem a todo vapor no mundo da tecnologia. Desta vez, a GitHub foi quem anunciou a demissão de 10% de seus empregados até o final do exercício social da empresa.
Resumindo:
A empresa tinha três mil empregados;
Ou seja, 300 funcionários foram desligados;
O restante irá para home office tão logo os contratos de locação de seus escritórios terminem;
Isso, em parte, por conta de sua baixa utilização.
O GitHub também seguirá sem contratar ninguém, algo que foi anunciado em janeiro, além de fazer uma série de outras mudanças internas para “proteger a saúde no curto prazo” de seus negócios.
“Anunciamos uma série de decisões e realinhamentos orçamentários difíceis, mas necessários, tanto para proteger a saúde de nossos negócios no curto prazo, quanto para nos dar capacidade de investir em nossa estratégia de longo prazo no futuro.”
Porta-voz do GitHub, em comunicado ao TechCrunch
Em movimento pouco ortodoxo para a companhia que sempre falou de permanecer independente de seu proprietário criativo, a empresa já comunicou que utilizará o Teams como app de videoconferência.
E como outro sinal de corte de custos, o ciclo de uso de notebooks por parte de seus colaboradores passará de três para quatro anos.
“Embora toda nossa equipe de liderança tenha deliberado cuidadosamente sobre esta etapa e chegado a acordo, em última análise, como CEO, a decisão é minha. Reconheço que será difícil para todos vocês e abordaremos esse período com o maior respeito por cada Hubber.”
Thomas Dohmke, CEO do GitHub, em e-mail enviado aos funcionários nesta quinta-feira (9)
Dohmke afirmou ainda que ele espera que a companhia seja o “primeiro sistema de engenharia do desenvolvedor para o mundo de amanhã”, com forte foco na IA.
eia abaixo o e-mail completo do CEO do GitHub:
“Mensagem do CEO do GitHub aos funcionários em 9 de fevereiro de 2023
Hoje, estamos anunciando série de decisões difíceis, incluindo dizer adeus a alguns Hubbers e decretar novos realinhamentos orçamentários, destinados a proteger a saúde de nosso negócio no curto prazo, ao mesmo tempo em que nos concede a capacidade de investir em nossa estratégia de longo prazo. Com grande respeito por Hubbers, primeiro quero esclarecer por que estamos tomando essas decisões e o que isso significa para o futuro do GitHub.
O crescimento sustentado é importante para todos os negócios. Para o GitHub, isso significa que continuamos capacitando desenvolvedores mais produtivos em todo o mundo e avançamos rapidamente conforme nossas oportunidades de ajudar nossos clientes mudam. Hoje, somos o lar de 100 milhões de desenvolvedores e devemos nos tornar o primeiro sistema de engenharia do desenvolvedor para o mundo de amanhã.
A era da IA começou e lideramos essa mudança com o GitHub Copilot, nosso lançamento de produto de maior sucesso até o momento. Temos uma enorme oportunidade de construir um GitHub integrado e baseado em IA com urgência. Devemos continuar a ajudar nossos clientes a crescer e prosperar com o GitHub, agilizar e simplificar sua jornada de adoção da nuvem, enquanto os apoiamos diariamente. Isso exigirá forte foco e mudanças em como e onde investimos nossos recursos finitos.
Para começar, alinharemos nosso trabalho com as áreas em que podemos impactar melhor essas metas e as necessidades de nossos clientes em todos os nossos produtos. Infelizmente, isso incluirá mudanças que resultarão em redução da força de trabalho do GitHub em até 10% até o final do ano fiscal de 2023. Vários Hubbers receberão notificações hoje, outros seguirão, pois estamos realinhando os negócios até o final do ano fiscal de 2023. A pausa nas contratações que anunciei em 18 de janeiro continua em vigor.
Embora toda nossa equipe de liderança tenha deliberado cuidadosamente sobre esta etapa e chegado a um acordo, em última análise, como CEO, a decisão é minha. Reconheço que será difícil para todos vocês e abordaremos esse período com o maior respeito por cada Hubber. Conversaremos com os Hubbers afetados para que eles entendam a compensação de transição e o equivalente COBRA/COBRA (fora dos EUA) que será fornecido. Também serão oferecidos benefícios de assistência aos serviços de transição de carreira.
Além disso, temos trabalhado para melhorar nossa eficiência operacional e escala como negócio. Uma de nossas decisões é mudar para um GitHub totalmente remoto. Estamos observando taxas de utilização muito baixas em nossos escritórios em todo o mundo, e essa decisão é uma prova do sucesso de nossa antiga cultura remota em primeiro lugar. Não estamos desocupando escritórios imediatamente, mas iremos fechar todos os nossos escritórios quando seus contratos de locação terminarem ou conforme conseguirmos fazê-lo operacionalmente. Compartilharemos mais detalhes do local de trabalho e planos de transição com você assim que forem finalizados.
Estamos buscando reduzir ainda mais nossos custos operacionais. Compartilharemos detalhes e planos de transição com você nos próximos meses, mas gostaria de compartilhar duas decisões com você:
• A partir de agora, passaremos as atualizações de laptop de três para quatro anos;
• Mudaremos para o Microsoft Teams com o único objetivo de videoconferência, economizando custos significativos e simplificando as conversas entre empresas e clientes. Essa mudança será concluída em 1º de setembro de 2023. Continuaremos no Slack como nossa ferramenta de colaboração diária.
Por fim, quero estender minha mais profunda gratidão a todos os Hubbers e seus incríveis talentos que ajudaram o GitHub a crescer até onde estamos hoje. Cada confirmação que você fez e cada dia que trabalhou ajudou a transformar o GitHub na maior e mais importante plataforma de desenvolvimento de software. Obrigado por sua dedicação, resiliência e paixão em capacitar milhões de desenvolvedores de software em todo o mundo.”
Com informações de TechCrunch
Comentários