A Microsoft vai facilitar a alteração de softwares padrão no Windows 11. Em um post no blog do Windows, a empresa afirmou que está adotando medidas para facilitar a personalização do sistema operacional por parte dos usuários.
Atualmente, usuários do Windows 11 enfrentam algumas pequenas dificuldades para alterar o programa padrão. Um exemplo é o navegador web: ao instalar o Windows, o software usado para acessar sites é o Edge. Mas quem quiser, por exemplo, usar o Chrome, precisa mudar manualmente quais tipos de extensões serão abertas por ele, em vez de entender tudo como navegação web.
Isso significa que é preciso alterar qual software vai abrir arquivos html, de imagem, e diversas outras coisas. Com um novo recurso de identificação que está sendo preparado, os desenvolvedores poderão direcionar usuários diretamente para a página de Configurações para fazer as alterações com mais facilidade.
Ainda nas possibilidades de personalização, a Microsoft também vai oferecer mais controles para usuários fixarem apps no desktop, menu Iniciar ou na barra de tarefas. Para isso, a empresa liberará uma API que mostrará um alerta pop-up para dar permissão para os softwares criarem atalhos para serem abertos.
Os recursos serão adicionados ao programa de testes do Windows 11 ao longo dos próximos meses, e devem chegar às distribuições finais do sistema operacional ainda em 2023.
Comentários