O Google está estudando novas formas de ajudar os usuários com a IA quando se fala de ligações pelo celular – especialmente sobre o bloqueio de ligações de spam.
Na segunda-feira (10), novo episódio do podcast Made by Google foi ao ar, trazendo o gerente de produto para o app Telefone do Google, Jonathan Eccles, que indicou que a gigante das buscas vem testando a IA conversacional para melhorar os recursos do Tela de Chamada, existente em alguns territórios nos aparelhos Pixel.
O Tela de Chamada, conhecido em inglês como Call Screen, saiu em 2018 nos Pixel para proteger contra ligações indesejadas, possuindo filtro de chamada, informações sobre a finalidade da chamada e a função de atender o telefonema com o Google Assistente.
A ferramenta já detinha traços de uso de IA, mas o Google visa aumentar a presença da tecnologia a partir dos novos modelos de linguagem de IA que a companhia passou a desenvolver.
Como era de se imaginar, a expectativa é que a empresa use o LaMDA, motor que abastece o Bard, no app de telefone. Eccles afirmou que “a IA de conversação pode abrir muitas portas em termos de criação dessa camada protetora para todas as chamadas recebidas”.
Ele acredita que a inserção da tecnologia permite “futuro no qual você nunca se sinta irritado com a ideia de seu celular tocar” e que “você nunca deveria se sentir ineficaz ou improdutivo por conta de uma ligação.”.
Eccles acenou que os novos recursos chegam ao Call Screen ainda em 2023, mas não precisou uma data. Em outubro, deveremos ter o lançamento do Pixel 8, momento que a empresa pode aproveitar para revelar o app Telefone com esses novos recursos de IA.
Comentários