A Comissão Federal de Comércio dos EUA e a divisão antitruste do Departamento de Justiça dizem que examinarão o novo campo de ferramentas de inteligência artificial em busca de sinais de comportamento anticompetitivo.
A presidente da FTC, Lina Khan, e o chefe antitruste do Departamento de Justiça, Jonathan Kanter, fizeram comentários sobre o assunto na Enforcers Summit conjunta das agências, levantando o medo de grandes empresas alavancarem as economias de escala da IA para esmagar a concorrência.
“Como você tem aprendizado de máquina que depende de abundância de dados e de armazenamento, precisamos estar muito atentos para garantir que este não seja apenas mais um site para as grandes empresas se tornarem maiores e realmente esmagarem os rivais”, disse Khan na cúpula. Ela alertou que as grandes empresas podem “começar a entrar em pânico” com reviravolta na ordem de tecnologia – “às vezes tendo que recorrer a táticas anticompetitivas para proteger seu domínio”.
Kanter acrescentou que o atual modelo de IA é “inerentemente dependente da escala”, aumentando os riscos de monopolização por grandes empresas. “Os mercados inerentemente dependentes da escala geralmente apresentam risco maior de ter fossos profundos e barreiras à entrada. É muito importante que entendamos isso.”
IA generativa – um gênero de ferramentas que pode produzir texto e imagens com base em solicitações do usuário – é atualmente dominado por uma mistura de gigantes como Google e Microsoft, players mais novos com pedigree como a OpenAI e startups menores como Midjourney e Stability AI, criadora do Stable Diffusion.
Mas executar os modelos é caro e requer grande quantidade de coleta de dados e, à medida que os investidores começam a esperar que gere lucro, isso pode aumentar a pressão em toda a linha. Da mesma forma, à medida que as empresas tentam tornar os modelos menos propensos a saídas indesejadas, elas podem exigir mais refinamento humano e escrutínio de seus vastos conjuntos de dados.
A FTC, em particular, tentou impor sua autoridade às indústrias de tecnologia emergentes que ainda não são dominadas de forma semipermanente por empresas estabelecidas. Recentemente, tentou e não conseguiu bloquear a compra da Meta, a fabricante de headsets Quest VR, da Within, uma fabricante de aplicativos de fitness VR que, segundo Khan, poderia levar a Meta a competir mais em software.
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