A Microsoft, finalmente, parece estar trabalhando em liberar a opção de reposicionar a barra de tarefas do Windows 11. A função ainda está parece estar em estágios iniciais de desenvolvimento, então não deve chegar tão cedo.
Desde o acesso antecipado do novo Windows, o design da nova barra de tarefas foi um dos principais alvos de críticas, a começar pelo menu centralizado — um dos itens primeiros a ser “corrigido”. Todavia, a função de posicionar a barra em outras orientações, algo que sempre foi possível no sistema, foi removida completamente.
Nova personalização sem gambiarra
Apesar de parecer um capricho, muitos usuários tinham o costume de utilizar a barra de tarefas do Windows em posições diferentes. A escolha era mais frequente entre quem trabalha com vários sistemas operacionais, já que algumas distribuições Linux trazem sua barra na lateral ou topo, por padrão.
Tanto por isso, até o Windows 10 ainda era possível alterar a posição da barra de tarefas nativamente. No Windows 11, no entanto, a Microsoft não implementou a função no novo código. Atualmente, isso é possível, apenas, via modificações de registro ou utilizando interfaces alternativas para o sistema, e ainda assim seu funcionamento fica longe do ideal.
Vale ressaltar que ainda não existe confirmação oficial sobre quando, ou mesmo se, a novidade será implementada. Contudo, aparentemente a função está menos quebrada do que nos meses iniciais do sistema, sugerindo que a Microsoft está, no mínimo, estudando essa possibilidade.
Comentários