Míssil hipersônico dos Estados Unidos conclui 1º teste operacional completo - Galera Nerd!

ARTIGO ANTERIOR

Sistemas e Windows Windows 12 pode chegar com ferramentas de IA ao estilo ChatGPT

PRÓXIMO ARTIGO

Mundo Estados Unidos acusam Rússia de testar míssil antissatélite
Míssil hipersônico dos Estados Unidos conclui 1º teste operacional completo
Mundo Míssil hipersônico dos Estados Unidos conclui 1º teste operacional completo

A Força Aérea dos EUA divulgou na segunda-feira (12) um comunicado sobre a realização do primeiro teste bem-sucedido com o protótipo do míssil hipersônico AGM-183A ARRW (sigla em inglês para Arma de Resposta Rápida Lançada do Ar). Trata-se do primeiro projétil guiado das forças militares norte-americanas a atingir uma velocidade cinco vezes superior à do som (6.175 km/h) antes de atingir o alvo.

Lançado no dia 9 de dezembro a uma grande altitude sobre a costa sul da Califórnia, o artefato estava a bordo de um avião bombardeiro B-52H Stratofortress. Para que o míssil pudesse atingir a velocidade Mach5, um foguete de reforço foi acionado automaticamente após sua liberação.

Os testes anteriores se concentraram apenas no desempenho do booster, mas foi a primeira vez que ele foi acoplado a um míssil real que, após cobrir a trajetória de voo pré-determinada, detonou na área escolhida como alvo, cumprindo o objetivo da missão.

Colocando os EUA no clube dos hipersônicos

Anúncios de lançamentos bem-sucedidos de mísseis hipersônicos neste ano por países como Coreia do Norte, Rússia e Irã pressionaram a equipe ARRW, que acelerou o processo do lançamento do míssil americano. A fabricante do equipamento, Lockheed Martin, comemorou o feito, divulgando um vídeo nas redes sociais com imagens do sobrevoo do B-52 e da fabricação do projétil.

De acordo com a Força Aérea americana, o "aparente" atraso dos EUA na corrida dos mísseis hipersônicos diz respeito menos à velocidade em si, mas principalmente na eliminação de alguns empecilhos tecnológicos para tornar mais prático o uso do AGM-183A.

Isso significa materiais inéditos, sensores e sistemas aviônicos capazes de suportar calor, tensões térmicas, além de resistir à tremenda aceleração. Naturalmente, os sistemas de controle desse tipo de equipamento necessitam operar de forma muito mais rápida e precisa do que os controladores dos mísseis supersônicos atualmente em uso.

 


Míssil hipersônico dos Estados Unidos conclui 1º teste operacional completo


Publicações Relacionadas

Comentários

Galera Nerd Galera Nerd

O maior site Nerd e de informações tecnológica de Angola


Kwanzar
Kwanzar