Recursos adicionais de inteligência artificial (IA) generativa serão disponibilizados para usuários do Google Workspace, que inclui o Gmail, Docs, Planilhas e outras ferramentas de produtividade. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (14) pela companhia de Mountain View.
Com as novas ferramentas, que vão chegar primeiro para um número limitado de assinantes selecionados do Workspace, será possível criar um texto de e-mail automaticamente. Para tanto, basta dar as instruções para a tecnologia, que funciona de forma semelhante ao ChatGPT, o famoso robô da OpenAI.
Ao acionar a função e digitar “faça um esboço de e-mail para a equipe”, por exemplo, o Gmail criará o texto em segundos, exibindo-o na sequência. A partir daí, o usuário poderá editar a nota criada pela IA, transformá-la em uma lista com marcadores ou solicitar ao software que tente novamente, se não tiver gostado do resultado.
Recurso semelhante poderá ser encontrado no Google Docs, para a redação automatizada de textos, com o usuário tendo a chance de refinar o rascunho, excluí-lo ou pedir à IA para refazê-lo. Já nos demais apps do Workspace, haverá a possibilidade de gerar fórmulas no Planilhas, criar imagens a partir de texto no Apresentações e muito mais.
Funcionalidades para desenvolvedores
Os novos recursos de IA generativa da Google também serão disponibilizados para desenvolvedores interessados em testar modelos de linguagem mais avançados. Neste caso, a oferta acontecerá por meio da API PaLM, anunciada pela gigante da tecnologia em abril do ano passado.
Semelhante à série GPT da OpenAI, esta API tem a capacidade de realizar diferentes tipos de tarefas para geração e edição de textos. Ela pode ser usada como um rival direto para o ChatGPT, no desenvolvimento de um bot de conversação, para resumir textos e até mesmo para a criação de códigos de programação.
Para facilitar o uso da PaLM no treinamento de tarefas específicas, a Google lançou o app MakerSuite, que permite desenvolver protótipos de modelos personalizados. A ferramenta auxilia na criação de um mecanismo de IA mais amigável e pode ser utilizada pelo navegador, via Google Cloud.
A gigante das buscas anunciou ainda a expansão do suporte para IA generativa na plataforma Vertex AI, adicionando novos modelos de aprendizado de máquina construídos pelo Google Research e a subsidiária DeepMind. Outra novidade é a plataforma Generative AI App Builder, que disponibiliza modelos prontos para a criação de aplicativos de IA em “minutos ou horas”.
Quando chega para todos?
Os recursos de inteligência artificial para o Gmail, Docs e os outros apps do Workspace serão disponibilizados gradualmente para assinantes do serviço, usuários corporativos e educacionais. Testadores selecionados nos Estados Unidos terão acesso antecipado a algumas das novidades ainda em março, segundo a CNBC.
As funções de escrita automatizada serão as primeiras liberadas para o grupo. Posteriormente, devem ser lançados os recursos de geração de imagem e as demais ferramentas, enquanto o público em geral só terá acesso no final do ano, possivelmente.
A big tech não informou se a tecnologia será incluída nos pacotes existentes, sem custos extras, ou se será necessário pagar uma taxa adicional para utilizá-la.
Comentários