Marque no calendário: a Nasa pretende pousar astronautas em Marte em apenas 17 anos. A agência espacial norte-americana espera levar a humanidade ao Planeta Vermelho até 2040, no máximo.
A previsão antecipada ao que dizem especialistas foi dada por Bill Nelson, diretor da Nasa. Mas o representante da agência dos EUA sabe que há muito mais obstáculos para chegar até o planeta vizinho do que para a Lua, por exemplo.
O nosso satélite natural teve um homem presente, pela primeira vez, em 1969. A Nasa já trabalha em um retorno, mais de 50 anos depois. Ali, é mais fácil chegar, com uma viagem de 3 ou 4 dias.
Para Marte, porém, o caminho é mais longo, podendo levar até 8 meses. Além disso, os primeiros exploradores devem esperar um realinhamento com a Terra, que pode levar até 2 anos, para voltar.
"O desafio não está apenas no tempo de viagem, mas também na complexidade logística de retornar à Terra. Requer planejamento cuidadoso e tecnologia avançada”, explicou Nelson.
A visão de Nelson, mesmo que adiantada, é mais realista do que a de Elon Musk, por exemplo. O magnata da tecnologia dono da SpaceX queria chegar ao próximo planeta até o final desta década.
O desejo, porém, é improvável. Existem questões de segurança, combustível, alimentação e ainda a vida em Marte durante a espera pelo retorno. O próprio Musk revelou que os primeiros tripulantes podem nem voltar vivos.
Mas, caso a previsão da Nasa seja mesmo a correta, não dá para achar que 2040 está muito longe. É bom lembrar que o ano esta mais perto do que o lançamento de 'Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith', que aconteceu em 2005.
Comentários