O YouTube está flexibilizando as regras sobre o uso de palavrões e a monetização de vídeos. Segundo a plataforma, as diretrizes introduzidas em novembro de 2022 criaram uma “abordagem mais rígida” do que inicialmente pretendida.
Em vigor desde a última terça-feira (7), a nova política permite o uso de “palavrões moderados e fortes” sem riscos de desmonetização. Contudo, as palavras só podem ser reproduzidas após os primeiros 7 segundos do vídeo.
Anteriormente, o “linguajar inapropriado” nos primeiros 15 segundos tornavam os conteúdos inelegíveis para monetização. Ou seja, não teriam anúncios exibidos ao longo da reprodução.
Apesar do “relaxamento” em relação ao uso de palavrões no YouTube, os vídeos podem ser punidos em certas ocasiões. Caso haja uma repetição do linguajar inapropriado na maior parte do vídeo, ele se tornará inelegível para receber as receitas de anúncios.
As novas regras devem dar mais liberdade para os criadores continuarem produzindo os materiais sem grandes alterações. Bem como, a plataforma promete realizar certas mudanças para que os youtubers que costumam usar palavrões tenham anúncios limitados.
Conforme o YouTube, as antigas regras da plataforma foram aplicadas de forma retroativa. Como resultado, inúmeros criadores perderam a monetização gerada por conteúdos mais antigos.
Embora as novas diretrizes não revertam a política implantada em 2022, a plataforma se comprometeu em revisar novamente os vídeos que tiveram a monetização afetada.
Regras para clipes musicais
Sobre os clipes musicais, o YouTube esclareceu que palavrões usados na introdução, no encerramento ou como música de fundo/faixa de apoio não influenciarão na monetização. Algo que não era permitido na política anterior.
Entretanto, o uso de linguajar impróprio em títulos e fotos de capa (thumbnails) ainda será um fator para desmonetização dos conteúdos. Essa regra é válida tanto para clipes quanto para vídeos de criadores.
Comentários